Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Energia elétrica causa prejuízos aos agricultores

Data de publicação: 7 de abril de 2022


A Administração Municipal de Jacutinga, preocupada com a situação do fornecimento de energia elétrica no município, realizou recentemente uma solicitação a empresa distribuidora de energia elétrica no município, a RGE, solicitando providências no que diz respeito aos principais problemas de estrutura de redes e no fornecimento de energia.

Comumente são reportados problemas em diversas comunidades do município, onde a principal queixa é a falta de energia elétrica com freqüência, seguindo da demora no restabelecimento no fornecimento de energia, onde alguns casos levou até quatro dias, oscilação, postes de madeira em mau estado de conservação, rede monofásica já não atende a demanda de energia, entre outros.

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Agricultura do Município, os problemas relatados pelos agricultores tem se constituído em importantes fatores restritivos para o desenvolvimento do agronegócio local. E também em decorrência das restrições impostas pelo serviço, tem dificultado a implementação de empreendimentos como instalação de silos/secadores, aviários destacados como demandas reprimidas.

Outros problemas causados pela falta de energia apontam que em alguns eventos se estende até 4 (quatro) dias a falta de energia, e isso tem causado transtornos diretos na produção de leite, dificultando a ordenha e com frequência a produção de leite é jogada fora, devido a impossibilidade de resfriamento do mesmo.

Outro setor que foi bastante afetado é o de avicultura comercial, pois a falta de energia tem causado mortandade de frangos e baixa conversão alimentar, culminando com prejuízo econômico.

Ainda, o desabastecimento de água no meio rural ocorre com frequência, pela falta de energia elétrica, além de causar problemas nos quadros de comando e nas bombas dos poços artesianos, pela oscilação da energia fornecida.

O Prefeito Beto Bordin, preocupado com esta situação, vem tratando com frequência com representantes da distribuidora de energia RGE, visando achar uma solução para tais problemas, tendo em vista garantir condições para que os agricultores possam produzir alimentos com a condição de contar com energia elétrica de qualidade.

Conforme o Vereador Amauri Busnello que preside o Legislativo local, a Câmara de Vereadores do Município também já se manifestou, destacando a preocupação com os moradores e produtores de município que estão sendo afetados por estes problemas.

A Vereadora Debora Nava Ogliari, que também é produtora, levou sua preocupação aos demais vereadores, ressaltando a preocupação e os prejuízos gerados através da falta de energia, ou oscilação da mesma e vem constantemente buscando encontrar uma solução para este problema.

© Copyright 2022 - Direitos reservados à Prefeitura de Jacutinga/RS

topo