Encerramento da Exposição do Bicentenário aconteceu sexta-feira

Data de publicação: 18 de outubro de 2021

O evento que marcou o encerramento da Exposição do Bicentenário de Anita Garibaldi, aconteceu na tarde de sexta-feira, (15) na Câmara de Vereadores. O evento que contou com a presença da escritora e historiadora Elma Santana e da Presidente do Instituto Anita Garibaldi Ana Terra, do Prefeito Beto Bordin, da Primeira Dama Cleunice Bordin, do Vice-Prefeito Ricardo Menegaz e de sua esposa Suelen Menegaz, do Secretário de Educação, Cultura e Desporto Ronaldo Bordin, a Secretária de Saúde Valdirene Foletto além de autoridades locais, a comunidade e a presença do Coral La Montanara e da Orquestra Getuliense.

O público foi recepcionado ao som do violinista Volmir Felício.

A Secretária Valdirene Foletto declamou um poema aos presentes, em homenagem a Anita Garibaldi denominada “Mulher Pampeana”.

A escritora e historiadora Elma Santana em seu pronunciamento destacou  sua satisfação em estar no município de Jacutinga. Destacou sua jornada como historiadora e escritora, bem como a importância desta exposição em alusão ao Bicentenário de Anita Garibaldi e Heroína de Dois Mundos.

A Presidente do Instituto Anita Garibaldi Ana Terra em seu pronunciamento destacou a personalidade de Anita Garibaldi, bem como os desafios de sua vida, e o legado deixado pela Heroina de Dois Mundos. Também realizou a doação de um lenço das Anitas ao Prefeito Beto Bordin, sendo a primeira vez que este lenço foi oferecido a um homem, demonstração da gratidão pelo apoio ao evento.

O Prefeito Beto Bordin durante sua manifestação, agradeceu a presença de todos, enfatizou sobre a importância da Administração Municipal ofertar eventos desta magnitude, levando conhecimento, levando a história desta guerreira que foi Anita Garibaldi a comunidade de Jacutinga. Bordin destacou também sobre outros Programas e Projetos da Administração Municipal que visam levar mais cultura para nossas crianças e toda a população, como por exemplo a Biblioteca Livros Livres, o Museu do Imigrande, a Casa da Cultura que em breve estará de portas abertas no município, entre outras ações.

Ao final das apresentações artisticas, o Coral La Montanara prestou uma homenagem ao ex integrante do  grupo, Walmor Dorigon, onde a família do ex membro fez-se presente para prestigiar o evento e a homenagem, a apresentação do Coral La Montanara contou com 4 musicas sendo o primeiro evento da entidade no período pós pandemia.

No encerramento, a escritora e historiadora Elma Santana realizou uma sessão de autógrafos e tirou fotos com o público, oportunidade que elogiou a cidade e o compromisso da Administração Municipal com as causas da história e a cultura e com a valorização da mulher.