Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Xadrez nas Escolas Municipais de Jacutinga

Data de publicação: 13 de setembro de 2021


A Administração Municipal de Jacutinga, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto está implementando o Projeto “Xadrez na Escola”. Este projeto tem o objetivo de estimular a prática e a profissionalização de interessados no jogo de xadrez, que além de despertar e acelerar o raciocínio rápido e lógico, fortalece e aprimora a memória. Um dos resultados mais observados neste jogo, é o respeito, a educação, a convivência, a disciplina, o encorajamento e motivação para vencer. Destaca-se também que este jogo de tabuleiro ajuda igualmente à socialização, favorecendo a integração de crianças e jovens em ambientes escolares.

O xadrez ajuda à melhoria do rendimento das crianças e jovens na aprendizagem, aproveitando a capacidade lúdica do ser humano. Este jogo implica colocar à prova, múltiplas alternativas, prevendo os gestos do adversário e supõe a aplicação de estratégias em função do objetivo a alcançar.

Trata-se de um jogo de tabuleiro que fomenta aspetos intelectuais e recreativos ao mesmo tempo em que promove a socialização e o respeito pelas normas. Ao analisar as várias hipóteses de jogo e sintetizar a mais apropriada, o jogador desenvolve igualmente o pensamento crítico.

O Secretário de Educação Ronaldo Bordin destaca que o município disponibilizará um profissional habilitado para o ensino do xadrez, para que as crianças e jovens possam aprender, desenvolver e participar de competições de xadrez. O material necessário para a prática do xadrez também será disponibilizado pelo município nas escolas municipais ou na casa do xadrez.

O Prefeito Beto Bordin destaca que o município vem somando esforços em todas as áreas e juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, esta parceria vem avançando de uma forma muito consistente, seja na oferta de locais para a prática de outros esportes, ou seja, na oferta do Xadrez. Destaca ainda que é gratificante poder ofertar o Xadrez nas escolas municipais, pois o Xadrez visa fazer com que o aluno lide com problemas de maneira mais calma, tranqüila e objetiva, proporcionando um aumento da sua capacidade de processar informações e formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica, incentivando a disciplina, respeito, despertando o raciocínio lógico e preparando cidadãos mais conscientes.

© Copyright 2022 - Direitos reservados à Prefeitura de Jacutinga/RS

topo