Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Reunião para Consolidação do Calendário do Festival Gastronômico e Cultural

Data de publicação: 10 de setembro de 2021


Na última quarta (08) aconteceu na Câmara de Vereadores de Jacutinga o evento para a consolidação do calendário do Festival Gastronômico e Cultural do município.

Na oportunidade fizeram-se presentes o Prefeito Beto Bordin, o Vice-Prefeito Ricardo Menegaz, os Vereadores Márcio Sommer, Amauri Busnello, Debora Ogliari, Binho Tortelli e Gerson Dias, Secretários Municipais, autoridades locais e representantes das entidades e das comunidades do município, para debaterem sobre o calendário das festividades dos próximos anos, a fim de consolidar o Festival Gastronômico e Cultural, visando envolver ainda mais toda comunidade jacutinguense, onde desta forma o objetivo é atrair visitantes e turistas para fomentar o setor.

O Presidente da Câmara de Vereadores Márcio Somer agradeceu a presença de todos falando da importância destes eventos para a comunidade e colocou a Câmara a disposição para o que precisar.

No inicio da reunião, o Prefeito Beto Bordin e o Vice-Prefeito Ricardo Menegaz apresentaram aos presentes os projetos que estão em execução, como a construção da Casa de Cultura e a Casa do Xadrez, localizadas no centro da cidade. A construção da duplicação da Ponte que liga a comunidade de Barão Hirsch, onde passam muitas máquinas e caminhões para o escoamento da safra. A compra do terreno, onde será o CELIS – Centro Empresarial, Logístico, Industrial e de Serviço de Jacutinga, onde serão disponibilizados terrenos para os empreendedores interessados e também pavilhões para locação, oportunidade para novas empresas gerando mais emprego e renda. Falou da instalação da grama nos campos de futebol 7, localizados na Escola Municipal Dr. DarvileDall’Oglio e Bairro Renascer, onde será construída também uma praça, com monumento em homenagem a Mecanização Agrícola e a Pista de Laçadores. Outra obra importante é a recuperação do Prédio da Prefeitura, que passa a se chamar Espaço Cultural São Gabriel. Ainda, a estruturação do Cemitério Padre Roberto. A escola Municipal Arco-Íris contará com duas salas novas e uma área coberta, necessárias para a demanda de alunos matriculados. Também será realizada a recuperação das calçadas, a fim de padronizar e melhorar os acessos. Por fim, prefeito Beto falou sobre a compra de um ônibus, que poderá ser utilizado pelo Grupo da Terceira Idade e para o Turismo.

A Presidente do Conselho de Turismo Tânia Spazzini resgatou a história dos jantares realizados nas comunidades de Bela Vista, com o Jantar do Peixe, comunidade de Barão Hirsch com o Jantar da Ovelha e comunidade de Linha Barrinha com o Festival das Massas. Eventos estes que foram um sucesso, com pratos bem preparados e alimentos produzidos na própria comunidade, muito trabalho e esforço que resultaram nestes inesquecíveis eventos, onde toda região aprovou e participa.

O Secretário de Educação Ronaldo Bordin apresentou as programações para o mês de setembro em comemoração a Semana Farroupilha, e mês de outubro com o dia das crianças, onde será disponibilizado passeios de fusquinha e uma rua será fechada, com segurança pra que as famílias possam aproveitar o dia para brincadeiras, ainda nos dias 02 até dia 12 de outubro terá a Exposição do Bicentenário da Anita Garibaldi, na Câmara de Vereadores, e do dia 09 a 12 de outubro terá o Festival Teixeirinha com 12 filmes e exposição. Falou da importância da participação das entidades nestes eventos, onde toda comunidade participa e contribui, a fim de gerar lucro e atrair visitantes.

A Coordenadora de Turismo Emanuela Lodea apresentou as demais programações para o final do ano, ressaltando o resultado do Concurso “Jardins de Jacutinga – Tempo de Florescer” no dia 17 de dezembro. Passeios com o Papai Noel do dia 20 a 24 de dezembro e no dia 30 Sorteio do Programa Quero-Quero Nota Fiscal e Mostra de Música com talentos locais. Apresentou o calendário do próximo ano com as datas dos próximos eventos, destacando a Expo Jacutinga que acontecerá em 2022. Ainda, na oportunidade apresentou os pontos turísticos do município, que já estão preparados para receber os visitantes. Ao final, colocou o calendário a disposição para as entidades que desejarem fazer parte do Festival Gastronômico e Cultural, também falou da importância da comunidade toda participar e valorizar os eventos, a gastronomia e as belezas da nossa terra.

O calendário assim que finalizado será disponibilizado para toda população.

O Prefeito Beto Bordin, classificou a reunião como fundamental, pois a Administração Municipal está imbuída em preparar o município para o futuro, esta é a grande missão do Governo Beto e Ricardo. Destaca que o município está ofertando cursos de qualificação, investimentos fortes na área da educação, da assistência para qualificar nossas crianças e jovens que queiram trabalhar, a missão de valorizar as pessoas que muito fizeram pelo município de Jacutinga, sejam idosos, sejam aposentados, para que tenham espaços dignos para o lazer e o entretenimento, isso tudo é o foco da Administração Municipal aliado a expertise das pessoas que são empreendedoras e podem explorar economicamente estas oportunidades, assim a Prefeitura de Jacutinga irá dar este devido suporte, finaliza o Prefeito.

© Copyright 2022 - Direitos reservados à Prefeitura de Jacutinga/RS

topo