Secretaria Municipal de Saúde está cadastrando interessados em doar sangue

Data de publicação: 18 de agosto de 2021

A Prefeitura de Jacutinga, através da Secretaria de Saúde está cadastrando pessoas interessadas em fazer doação de sangue. Este que é uma atitude regular e constante e que é essencial para manter o estoque das bolsas de sangue abastecido para as demandas emergenciais.

Com uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes como hemácias, plaquetas, plasma e outros. A doação não traz danos para o doador e o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Pelos critérios definidos pelo Ministério da Saúde, homens podem doar a cada dois meses até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses até três vezes ao ano.

As pessoas interessadas em doar sangue, devem cadastrar-se diretamente na UBS de Jacutinga.

Ofereça a sua melhor parte, estenda o braço, seja um doador de vida!