Todas vacinas são seguras!

Data de publicação: 17 de junho de 2021

Há um temor entre algumas pessoas que vem se negando a tomar algumas vacinas, com relação as vacinas oferecidas para a prevenção da COVID-19, um dos principais temores de quem recusa alguma vacina são os efeitos colaterais, como o risco de trombose. A Secretária de Saúde, Valdirene Foleto, destaca que a ocorrência desse problema é muito rara, e que segundo estudos, a chance é de um para 250 mil para ocorrer a chamada trombocitopenia trombótica. É um efeito raro, que pode acontecer tanto na vacina da Janssen quanto na vacina de Oxford, que têm a mesma plataforma.

A Secretária ainda reforça sua preocupação com relação a campanha de vacinação, visto que os municípios tentam reforçar o combate às notícias falsas e a necessidade de imunização para que todos estejam protegidos. E também a quebra do fechamento do grupo com 100% de imunização. Essas pessoas vão estar sempre procurando as unidades, gerando filas, e não haverá imunidade total porque elas vão estar procurando uma vacina que talvez não esteja sempre disponível. Nós precisávamos de vacinas, as vacinas estão aí e agora precisamos de conscientização das pessoas.

Reforçamos o compromisso com a vida das pessoas, e que qualquer vacina que não for segura não vai ser aplicada.