Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Município cria Programa de Incentivo a Correção de Solo

Data de publicação: 20 de maio de 2021


Na última semana, foi assinado pelo Prefeito Beto Bordin a Lei Municipal nº 2887/2021, que cria o Programa de Incentivo a Correção de Solo, que será denominado “Fertiliza Jacutinga”. O Programa tem por objetivo incentivar a correção de solo, através da doação de corretivos de acidez de solo (calcário, gesso e demais corretivos) aos produtores rurais devidamente inscritos e aprovados no programa por meio do Conselho Municipal de Agricultura.

O Secretário de Agricultura Darci José De Ré, destaca que este programa é de suma importância para o incentivo à Produção, e que a Secretaria de Agricultura fornecerá total suporte aos que aderirem ao Programa. Por fim, o Secretário coloca a Secretaria a disposição para sanar eventuais dúvidas, através do telefone (54)3368-1291.

O Vice-Prefeito Ricardo Menegaz, enfatiza que poderão participar deste Programa, na primeira etapa, agricultores familiares de Jacutinga participantes dos programas PISA do SEBRAE/SENAR/FARSUL e do Programa Gestão Rural Sustentável da EMATER/ASCAR com Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP. Já na segunda etapa, poderão participar os demais agricultores familiares do Município. Destaca que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente definir critérios e selecionar produtores rurais, após aprovação do Conselho Municipal de Agricultura de Jacutinga.

O Prefeito Beto Bordin, destaca que o objetivo do Programa é possibilitar a correção da acidez do solo de propriedades rurais da base familiar envolvidas na atividade agrícola, pecuária e hortifrutigranjeiros, disponibilizar recursos do orçamento municipal para compra de corretivos de solo (calcário, gesso e demais corretivos), conforme regramento, melhorar as condições físicas, químicas e biológicas dos solos, bem como a sua conservação, dar acompanhamento técnico desde a retirada de amostra do solo para análise e de sua interpretação, até a distribuição dos insumos nas lavouras dos agricultores contemplados e possibilitar que pequenos produtores rurais possam utilizar os corretivos para melhoramento do solo de suas propriedades. Ao concluir, o Prefeito diz que Jacutinga já se destaca pela sua produtividade nas safras, nas variedades de soja e milho, e o objetivo deste programa é avançar ainda mais para que a produção do nosso homem do campo seja valorizada cada vez mais, e como uma das prioridades da Administração Municipal é incentivar o setor primário este é o caminho.

Quem tiver interesse em participar do Programa de Recuperação e Correção de Solo poderá se dirigir ou fazer contato junto a Secretaria Municipal de Agricultura.

© Copyright 2022 - Direitos reservados à Prefeitura de Jacutinga/RS

topo