Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Irrigação garante boas colheitas em Jacutinga

Data de publicação: 12 de maio de 2021


O sistema de irrigação vem garantindo boas colheitas em tempos de estiagem no município de Jacutinga. Agricultores de Jacutinga estão buscando cada vez mais a implantação de projetos de irrigação, pois há uma consciência clara da importância desta tecnologia para a manutenção de uma boa safra.

Atualmente são 14 projetos já implantados, com uma área de 108,6ha, no sistema de aspersão e gotejamento, que vem beneficiando, as culturas de milho, soja, feijão e ainda, a fruticultura, horticultura e pastagens.

Esta prática da irrigação só não está mais difundida no município, pois em diversas propriedades rurais, a principal barreira é justamente a escassez de água armazenada.

Diante deste contexto tecnológico, a Administração Municipal, vem buscando junto as suas secretarias, prestar o apoio necessário e auxiliar na viabilização dos projetos, que são oferecidos através de subsídio de horas máquina.

Recentemente, foram implantados dois projetos no município, sendo ambos na Linha Paggi, um com uma área de 3,8ha na propriedade do agricultor Valdino Bulau e outro com área de 5,0ha, na propriedade do senhor Gilberto José Paggi. Ambos projetos destinam-se a irrigação de milho e soja.

O Secretário de Agricultura Darci José De Ré, destaca os benefícios da irrigação, onde quem tem este sistema implantado em suas áreas, vem observando o aumento da produtividade bem como o aumento dos resultados financeiros.

O Vice-Prefeito Ricardo Menegaz, que também é produtor rural e possui sistema de irrigação através de pivô central, enfatiza que o investimento é viável, mas também salienta a importância de corrigir o solo, para que com a irrigação e um solo bem corrigido há grandes chances de conseguir chegar a altas produtividades, as duas coisas tem que caminhar juntas, irrigação e correção da fertilidade do solo, enfatiza.

O Prefeito Beto Bordin, destaca o empenho da Administração Municipal, no auxílio aos produtores, para que possam ter suas colheitas e receitas ampliadas, o que beneficia não só o homem do campo, mas toda a população do município. 

© Copyright 2022 - Direitos reservados à Prefeitura de Jacutinga/RS

topo